Novo VW Santana aparece em testes na China

Com lançamento marcado para novembro no Salão de Guangzhou na China, a nova geração do Santana chinês foi flagrada realizando alguns testes pela revista inglesa Autocar na pista de testes da fábrica da FAW-Volkswagen em Chengdu, antes de dar as caras definitivamente no evento citado acima.

Vendido há pelo menos 20 anos naquele país, ele agora vai ganhar uma pouco mais de modernidade e agora será montado em uma versão esticada da plataforma PQ25, que atualmente já é usada na base do Skoda Rapid europeu.

Novo VW Santana aparece em testes na China
Na China ele vai ter o projeto compartilhado com o Novo Jetta, que também será lançado na mesma época, por isso espera-se que o desenho e a parte mecânica sejam idênticos. Apenas a produção será feita em fábricas diferentes. Enquanto o Santana será montado pela parceria FAW-Volkswagen o Novo Jetta será feito pela Shangai-Volkswagen.

Os motores disponíveis para ambos os modelos serão um 1.4 de 89 cv e outro 1.6 de 109 cv, associados a uma transmissão manual de cinco ou automática de seis velocidades.

Novo VW Santana aparece em testes na China
Outra novidade importante é que o modelo antigo que é sucesso de vendas no mercado local deve ser mantido junto com essa nova geração e continuará sendo chamado de “Santana”, deixando para o novo a opção de acrescentar algo a mais no nome, como “Novo Santana”, por exemplo.
No Brasil ele já é especulado para lançamento e inclusive foi flagrado recentemente perto da fábrica em São Bernardo do Campo (veja só). O lançamento nacional deve ocorrer em 2014.