Demorou mas enfim a Ford começou os testes do Novo Ford Ecosport da mesma forma que será vendido a a partir do ano que vem. Antes apenas mulas do Fiesta testavam componentes – inclusive vários flagras foram feitos do veículo nessas condições. Agora algumas unidades já saem à campo portando a carroceria final, como mostra esse flagra mais recente feito na Europa. Por lá ele é conhecido como Fiesta B-SUV, mas na verdade todo seu desenvolvimento foi concebido aqui no Brasil. Os testes em território nacional são concentrados em Tatuí, no interior de São Paulo – cidade que abriga o campo de provas da montadora e local de gestação do modelo. De lá as mulas saem para vários cantos do país e são testadas nas mais diversas condições – desde o frio intenso do Sul até o calor escaldante do Nordeste.

Analisando a unidade flagrada, vemos que a inspiração das linhas virá do conceito Vertrek, mostrado no último Salão de Genebra. Falando em conceito, é provável que agora em Frankfurt a montadora americana resolva antecipar algo nessas condições, já que prometeu pelo menos cinco novidades para o evento alemão.

Na parte mecânica é possível que ele seja equipado com os novos motores Ecoboost. Esses propulsores, lançados em 2008, são menores em tamanho e utilizam injeção direta e turbo para aumentar a potência do veículo com economia de combustível.